Campanhas de marketing

Acompanhe resultados de cada uma de suas
campanhas em tempo real

 

Gerir várias campanhas de marketing simultaneamente pode significar trabalho dobrado para qualquer equipe de marketing e vendas, porque além de apenas executar ações, é necessário compreender os resultados obtidos com elas.

No entanto, essa é uma etapa obrigatória de qualquer estratégia, já que é capaz de conceder diagnósticos reais da jornada de compra para a compreensão do Retorno sobre o Investimento (ROI).  

Mas não se preocupe, a SharpSpring entende o quanto a análise de métricas e do ROI é importante na rotina de qualquer agência ou negócio, por isso, disponibiliza o recurso de Campanhas, no qual é possível organizar informações relevantes de desempenho de forma simples e intuitiva.

Criação de campanhas de marketing

É comum que uma estratégia de marketing possua tipos distintos de ação. Essas diferenças podem estar no modo como a abordagem é desenvolvida, no tipo do canal escolhido para uma ação ou na segmentação por produtos ou serviços, por exemplo. Todos eles podem ser geridos e acompanhados em forma de campanhas, o que facilita muito a compreensão dos resultados do início ao fim.

Com o recurso de gestão de campanhas da SharpSpring, você pode acompanhar os resultados de qualquer iniciativa de marketing pertinente ao seu negócio. A função engloba desde o monitoramento do envio de um simples e-mail até uma estratégia de comunicação multicanal.

Isso significa que se alguém descobre o seu negócio e chega ao seu site a partir de um post no Facebook, um anúncio do Google Adwords ou um outdoor, a SharpSpring lhe ajudará a identificar essas origens e a entender o sucesso das campanhas em relação a conversão, rendimento e ROI. O intuito é facilitar o rastreamento dos resultados e permitir que sua equipe saiba exatamente o retorno obtido com cada ação.

Trabalhando com campanhas

  • Crie e nomeie quantas campanhas forem necessárias;
  • Classifique campanhas por tags que facilitem a comparação de desempenho;
  • Defina o período de trabalho planejado;
  • Tenha acesso a painéis intuitivos com todas as informações.

Acompanhamento por tags específicas

Ao criar uma campanha, você pode cadastrar tags específicas que lhe ajudem a organizar as informações de desempenho. Elas contribuem, inclusive, na comparação de resultados no entendimento de quais estratégias deram ou estão dando mais certo.

Com as tags, a análise dos dados se torna mais simples, já que as informações são organizadas por meio de gráficos de fácil compreensão.

Utilize tags e organize sua análise de dados para:

  • Saber quais campanhas estão gerando mais leads;
  • Entender os custos totais das campanhas inseridas em tags específicas;
  • Entender os custos por canal de cada campanha.

Análise de resultados orgânicos

Muitas campanhas também dependem do sucesso orgânico, ou seja, relacionados a engajamentos gratuitos, para a validação de resultados. Isso pode ocorrer por interação com links em redes sociais, ranqueamento em motores de busca e até pelo próprio boca a boca offline. Trata-se, por sua vez, de um fluxo mais imprevisto e muitas vezes difícil de acompanhar.

Com as informações orgânicas de campanhas, a SharpSpring permite que você entenda como cada métrica orgânica está contribuindo para os resultados da campanha. Entenda a influência do tráfego direto, do tráfego orgânico vindo de motores de busca como Google, Yahoo e Bing, e da conversão de leads anônimos em leads conhecidos.

Monitoramento de conversas relevantes Integração com o Adwords

Importe suas campanhas e as dos seus clientes para a interface da SharpSpring e obtenha dados avançados como leads, oportunidades e vendas geradas através das palavras-chave. Rastreie suas campanhas de pesquisa paga entendendo os custos até o resultado. Saiba, assim, o verdadeiro custo de um lead qualificado e tenha capacidade de tomar decisões importantes ao compreender bem o ROI de marketing da plataforma de anúncios.

Rastreamento por códigos UTM

Utilize o Urchin Tracking Module (UTM) para rastrear visitantes de qualquer fonte sem precisar criar várias landing pages. Os códigos são inseridos ao final de uma URL para medir quais canais estão gerando maior retorno dentro da sua campanha.

Assim, com um mesmo link, mas com códigos UTM diferentes atribuídos a eles, você pode saber, por exemplo, quantas pessoas acessaram um artigo do seu blog a partir do Facebook e quantas acessaram a partir de um CTA por e-mail, por exemplo.

Rastreamento social

Identifique leads vindos das redes sociais por meio de configurações simples na plataforma SharpSpring. Também é possível saber quantos leads sua campanha gerou a partir de um post ou anúncio no Facebook.

Análise geral de desempenho

  • Liste todas as campanhas ativas dentro de um período;
  • Entenda o custo total da campanha, calculado por quantidades específicas ou por cada lead;
  • Acompanhe uma contagem de leads ativos por período de acordo com suas classificações;
  • Obtenha o número total de vendas;
  • Entenda o número de oportunidades perdidas;
  • Verifique as oportunidades ativas;
  • Acompanhe a receita alcançada.